Leiria recebe as primeiras Jornadas da Pastoral dos Bens Culturais da Igreja. No Museu de Leiria, esta sexta-feira, 18 de outubro, Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, reúnem-se responsáveis diocesanos e outros agentes relacionados com a matéria, para a reflexão em torno dos principais desafios atuais relacionados com o património cultural da Igreja Católica.
Conservação e restauro, museologia da arte religiosa, a relação com a arte contemporânea e casos concretos, como a Rota das Catedrais, são assuntos a abordar ao longo do dia, num programa organizado pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja e o Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
A fechar o programa nesta sexta-feira (17h30), há visita guiada à exposição “Corpus – Ritualidade, Forma e Presença”, por Marco Daniel Duarte.
As Jornadas da Pastoral dos Bens Culturais da Igreja integram o Conselho Nacional dos Bens Culturais, que se estende até sábado, dia 19, no Seminário Diocesano de Leiria.
Integram o Conselho delegados das 21 dioceses, as coordenadoras dos grupos de trabalho para a Conservação e Restauro e para os Museus e Projetos Expositivos, bem como representantes de algumas instituições convidadas, como o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal e a União das Misericórdias Portuguesas.
Entre os trabalhos previstos para este encontro do Conselho Nacional dos Bens Diocesanos está a apresentação das principais conclusões do Inquérito sobre os Bens Culturais da Igreja, realizado em fevereiro por todas as dioceses.