Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Música

Ninfas do Lis fazem 21 anos, cantam no Ágora e no Fólio, lançam disco e procuram novas vozes

O grupo coral feminino tem um fim de semana intenso este sábado e domingo, lança um disco com canções de José Afonso em novembro e está a aceitar novos elementos.

As Ninfas do Lis, aqui numa atuação em 2023 na Curvachia para o festival A Porta, estão à procura de novas vozes

Parece incrível, mas são já 21 anos a juntar vozes no bonito projeto Ninfas do Lis. O coro feminino de Leiria assinala o aniversário este sábado, dia 5 (16h, entrada livre), com um programa especial: “Tutti cantati” é um encontro de coros que acontece na Igreja de São Pedro, a caminho do Castelo de Leiria, e além do coral aniversariante, dá a ouvir o Coro Capela Marta, de Póvoa do Varzim, e o Coral Stella Maris, da Anadia.

As próximas semanas vão ser intensas para o coral, que tem uma agenda preenchida.

Logo no dia seguinte, domingo, dia 6, as Ninfas do Lis fecham o festival Ágora, com uma atuação onde vão mostrar um pouco do repertório que têm trabalhado nos últimos tempos: canções de Zeca Afonso. É a partir das 17 horas, na Igreja da Pena, no Castelo de Leiria.

Depois, as vozes de Leiria ouvem-se no Fólio, em Óbidos, no dia 20 de outubro (18h), antes do concerto de lançamento do novo disco, “Ninfas do Lis cantam José Afonso”. A apresentação será a 9 de novembro (21h30), no Auditório José Vareda – Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande.

Tudo isto num momento em que o coro está em fase de franca renovação, nota o maestro Mário Nascimento, num processo que se repete todos os anos, por motivos académicos, mas que este ano ganha novos contornos, com a partida de vários sopranos.

“É uma coisa que acontece todos os anos, mas este ano saiu quase um naipe inteiro, por razões académicas: duas coralistas foram para Erasmus, outras duas estão a estudar no Porto… Principalmente as pessoas que seguem música acabam por ter uma atividade musical que acaba por não ser compatível vir para as Ninfas”, explica o maestro. 

Este ano as saídas afetam sobretudo os sopranos, “as vozes agudas”. “Tínhamos oito ou nove e sobram três. Saíram cinco da primeira voz. Na verdade, agora estamos com um problema”, admite Mário Nascimento.

Por causa das frequentes entradas e saídas, o coral “tem um nível musical que é flutuante”. “Mas sempre foi bastante bom para um coro amador”. Este ano, com a partida de várias cantoras, urge encontrar substitutas, sob o risco de o grupo se apresentar “um bocadinho desequilibrado” no futuro.

Assim, decorre um período de captação de novas vozes para as Ninfas do Lis.

Para integrar o projeto que leva longe a música coral de Leiria, é preciso “ter até 50 anos, gostar de cantar, cantar bem, ter bom ouvido e disponibilidade para ensaiar e ir aos concertos connosco. E se tiver formação musical, tanto melhor”.

Os ensaios das Ninfas do Lis decorrem aos sábados, das 17h30 às 20 horas, no antigo edifício da EDP de Leiria. As interessadas em juntar-se devem entrar em contacto pelo e-mail coroninfasdolis@gmail.com.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.