O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) anunciou os 110 municípios portugueses premiados com a bandeira verde da 16.ª edição “Autarquia + Familiarmente Responsável”, por práticas efetivas de apoio às famílias.
Entres os galardoados estão os municípios de Leiria, Alvaiázere, Pombal, Porto de Mós e, um estreante, Ourém.
O inquérito, que faz um levantamento dos municípios que mais apoiam as famílias, registou este ano um maior número de participantes, revela a organização, em comunicado.
Participaram 169 municípios, mais 20 que na edição anterior, e mais de metade das 308 autarquias nacionais. A Câmara Municipal de Ourém participou pela primeira vez, em 2024, e foi uma das premiadas com bandeira verde. Leiria, Pombal e Alvaiázere fazem parte das autarquias distinguidas há mais de três anos e Porto de Mós há dois.
Na região de Leiria, os principais apoios dados às famílias estão associados ao sector da saúde e ao incentivo à realização de estágios em empresas locais após o ensino secundário. As principais medidas adotadas pela autarquia estreante, Ourém, passam pelo apoio aos nascimentos, o acesso a bancos de puericultura e a doação de medicamentos a pessoas em situação de fragilidade social. Já Pombal destacou-se pelas medidas ligadas à habitação.
O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e pretende acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.
Segundo o Observatório, 97% das autarquias portuguesas têm como principal preocupação “o apoio a pessoas em situação de fragilidade social” e 66% prestam apoio ao nascimento.
“Ao nível do impacto para as famílias, é de sublinhar que as autarquias têm conseguido implementar medidas tendo em conta todos os elementos do agregado familiar, introduzindo mais justiça nas políticas públicas”, afirma Vitória Salvado, coordenadora do OAFR, citada em comunicado.
A cerimónia de entrega das bandeiras verdes acontece dia 17 de outubro, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (14h30).