O Plano Nacional de Saúde em Movimento (PNS), que estabelece as orientações estratégicas da política de Saúde, vai ser apresentado na segunda-feira, dia 14, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
O PNS 2030 está alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e será apresentado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em parceria com a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e a Câmara Municipal de Leiria.
A conferência tem como tema “Ambientes promotores de Saúde” e arranca às 10 horas com uma sessão de abertura com intervenções de Rita Sá Machado, diretora-geral da Saúde, de Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da ULSRL, de Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, e de Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria.
“Alcançar Saúde sustentável: construir ambientes promotores de saúde” é o tema do primeiro painel da conferência, moderado por Pedro Ferreira, da equipa técnica do PNS, e com a participação de Maria João Gregório, do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, Pedro Morouço, diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e Virgínia da Conceição, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
Segue-se a intervenção de Sophie Patrício, chefe da Divisão de Promoção, Inovação e Competitividade Regional da CCDR do Centro, sobre “Saúde sustentável em todas as políticas e em toda a sociedade”.
O último painel está previsto para as 12 horas e irá debruçar-se sobre as necessidades e expectativas da saúde e bem-estar das populações. Vão estar à conversa Micael Sousa, investigador do ciTechCare do Politécnico de Leiria, Lígia Carvalho, geógrafa do departamento de Saúde Pública da Região Centro, Mário Salvador, médico especialista da Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda, e João Paulo Marques, professor do Politécnico de Leiria. A moderação está a cargo de Rui Passadouro, coordenador da Unidade de Saúde Pública da ULSRL.
A conferência será encerrada por Rita Sá Machado, João Pedro Pimentel, delegado de Saúde Regional do Centro, e Rui Passadouro.
Durante a tarde de segunda-feira, irão realizar-se também workshops para os profissionais de saúde inscritos, no âmbito das temáticas apresentadas no PNS 2030.
De acordo com a DGS, “o documento [PNS] define metas até 2030 ao nível da promoção da saúde, prevenção da doença e melhoria do estado de saúde da população”, assentando em prioridades como proporcionar a cada criança o melhor início de vida, prevenir todas as formas de violência interpessoal, e proteger ativamente as populações que vivem em situação de maior vulnerabilidade.
Trabalhar na eliminação de todas as mortes prematuras, nomeadamente as relacionadas com o cancro e as doenças cérebro-cardiovasculares, preparar o país para responder às emergências em Saúde, garantir a efetiva participação da comunidade, modernizar o contributo e a extensão das funções da saúde pública, readequar as competências e a dimensão da força de trabalho em saúde, e identificar capacidades de liderança em saúde global” são outros eixos de atuação definidos no PNS.