Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Projeto Ópera na Prisão na final do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade

Projeto da SAMP será apresentado em dezembro, numa conferência a realizar em Budapeste, como exemplo de boas práticas na prevenção de reincidência.

Vários reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens têm participado nos últimos nos projetos Ópera na Prisão Foto: Joaquim Dâmaso

O projeto SAMP Ópera na Prisão – Mozart ON, que tem decorrido na ex-Prisão-Escola de Leiria, foi selecionado para representar Portugal junto da União Europeia no âmbito do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade (European Crime Prevention Award – ECPA).

Segundo a direção da Sociedade Artística Musical dos Pousos, o projeto, que obteve “uma classificação de 90%, a mais elevada” de entre cinco candidaturas, concorre ao prémio final com projetos de outros países da União Europeia que incluem a aplicação de medidas, através de formação, emprego e outros programas em adultos ou jovens durante o tempo de reclusão, que promovam “uma mais eficaz ressocialização”.

“O projeto da SAMP será apresentado na conferência anual [a realizar em dezembro, em Budapeste] para partilhar e divulgar experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas na prevenção da criminalidade e no aumento da segurança nos Estados membros da União Europeia”, iniciativa organizada pela Rede Europeia de Prevenção Contra a Criminalidade.

Segundo explica a instituição, a prevenção da reincidência foi o tema selecionado este semestre sob a presidência húngara para a dinamização do prémio,”atendendo ao crescente número de reclusos em muitos países europeus”.

“Estudos indicam que as condições sociais, os níveis de educação e as qualificações profissionais da população reclusa são geralmente menos favoráveis do que os da população média geral”, centrando-se o ECPA 2024 na “identificação e promoção das melhores práticas europeias que reduzam eficazmente as taxas de reincidência e reforcem uma reintegração bem-sucedida na sociedade”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados