A habitação é um dos pilares fundamentais da qualidade de vida e do bem-estar social. No entanto, em Portugal – e, naturalmente, na região de Leiria – o acesso a uma casa digna e acessível tornou-se um dos maiores desafios da atualidade.
Os preços dos apartamentos e moradias continuam a subir, as rendas são cada vez mais incomportáveis para as famílias e a oferta habitacional não acompanha esta procura. Como chegámos a este ponto e, mais importante, como podemos sair desta crise? Estas foram questões centrais da conferência “Habitação: Desafios e Soluções”, promovida pelo jornal REGIÃO DE LEIRIA e que estão na revista que amanhã, dia 31, é publicada com a edição semanal.
A conferência reuniu profissionais de diferentes sectores ligados à habitação, como arquitetos, engenheiros, empresários da construção, agentes imobiliários, numa tentativa de encontrar respostas para os desafios atuais – que passam, sobretudo, por um esforço conjunto dos sectores público e privado, como ficou claro nalgumas intervenções.
Mas a publicação tem também uma análise ao mercado: aumento das rendas e dos juros dos empréstimos, a inflação, a escassez de mão de obra qualificada e a subida do valor dos materiais de construção.
Saiba tudo, na edição do REGIÃO DE LEIRIA desta quinta-feira, 31 de outubro, nas bancas ou na loja.