Seis espetáculos de artistas emergentes ou experimentais encerram a primeira temporada do ciclo À Margem, que decorre de sexta-feira a domingo na Marinha Grande.
A violinista italiana Laura Masotto, a pianista Joana Gama ou a cantautora Lisa Sereno são alguns dos participantes na versão concentrada de À Margem, uma aposta do Teatro Stephens para captar novos públicos e ir ao encontro de espetadores que procuram programação alternativa.
“Este ciclo À Margem, embora tenha várias ações ao longo do fim de semana, é, na verdade, o culminar do que temos vindo a fazer ao longo do ano, com propostas de géneros musicais ou performativos que são os não convencionais ou que têm menos público”, explicou à agência Lusa o diretor do Teatro Stephens, Carlos Veríssimo.
Em cada um dos três dias há duas apresentações que convidam – com entrada livre – o público a “ir à descoberta”.
“E a encontrar coisas que achamos que têm muita qualidade e que podem de alguma forma surpreender”.
Uma das sessões é denominada Palco Aberto e permite a qualquer artista mostrar livremente, e com condições profissionais, o seu trabalho.
“Pretende sobretudo dar, pela primeira vez a algumas pessoas, 15, 20, 25 minutos de oportunidade de subirem ao palco do Teatro Stephens e de poderem apresentar temas originais ou temas clássicos, neoclássicos, jazz, experimentais, ou seja, que se encaixam em áreas mais difíceis de aparecer. Nós queremos dar esse apoio”, salientou Carlos Veríssimo.
Na Marinha Grande, as propostas À Margem são para continuar, no âmbito da programação apoiada pela Direção-Geral das Artes.
“É um projeto sobre o qual temos muita expectativa e que, em 2025, se pretende que possa ser um dos que estará em evidência em termos de programação, porque achamos que tem público, mas não está muito explorado”, considerou.
O ciclo continuará, no futuro, a focar-se em estilos musicais diversos, para que o público “possa algumas vezes gostar ou não gostar, mais umas, menos outras”, concluiu Carlos Veríssimo.
A programação concentrada de À Margem começa na sexta-feira, com a apresentação da peça de dança introspetiva “Caem calhaus do céu”, de João Oliveira, no Auditório da Resinagem às 17 horas, seguindo-se o concerto da violinista e compositora italiana Laura Masotto às 18 horas.
No sábado, atua no Teatro Stephens a pianista Joana Gama às 18 horas, num momento que sucede à apresentação de artistas locais em regime de palco aberto, a partir das 16 horas.
O ciclo termina no domingo, com espetáculos de Lisa Sereno às 17 horas e do Tiago Ferreira Trio às 18 horas.