Um sismo com magnitude de 3,1 na escala de Richter foi registado esta madrugada, dia 18, na região.
O epicentro localizou-se a cerca de 8 km a Sul-Sudeste do Porto de Mós, pela 01h55, segundo informou há instantes o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No seu primeiro boletim, às 2h12, o IPMA adianta que “não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”.
Contudo, existem já indicações de alguns moradores da região, nomeadamente na zona de Porto de Mós, que terão sentido o abalo.
Entretanto, pelas 3h20, o IPMA emitiu novo comunicado adiantando que “este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós (Leiria)”.
O grau III é caracterizado em casos de sismos que são sentidos dentro de casa, os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo.
Já no grau IV, “os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”, adianta a informação disponibilizada no site do IPMA.
Nota: Notícia atualizada pelas 3h39 com informação relativa ao segundo comunicado do IPMA.
Mery Campos disse:
Bom eu senti
E não dá para comparar a um pesado a passar
A casa estremeceu mesmo