Os efeitos da tempestade Kirk começaram a sentir-se de madrugada na região, com muita precipitação e vento forte, mas sem ocorrências com gravidade.
Fonte do comando sub-regional da Proteção Civil da região de Leiria afirmou ao REGIÃO DE LEIRIA que, desde a meia-noite, foram registadas 30 quedas de árvore e 10 situações de danos na rede elétrica ou de comunicações.
“As principais estradas, nacionais e municipais, não foram afetadas. Foram cortadas algumas estradas secundárias, devido às quedas de árvores, mas nada de alarmante”, adiantou a mesma fonte.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo os distritos de Leiria, mas também Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa e Coimbra por causa do vento forte de sudoeste, com rajadas 75 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas.
Até quinta-feira, dia 10, Leiria está sob aviso laranja devido à agitação marítima, com ondas de oeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 12 metros de altura máxima. No dia 10, o aviso passa a amarelo com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.