Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Ansião

Ansião treina população para se defender dos efeitos de um sismo

As atividades incluem uma simulação de busca e salvamento, organizada pelo corpo de Bombeiros Voluntários de Ansião

A 12.ª edição do exercício público de sensibilização para o risco sísmico, “A Terra Treme”, está marcada para terça-feira, dia 5, às 11h05, nas instalações da Câmara de Ansião.

Promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o evento conta com a participação da população, que será desafiada a realizar o exercício de prevenção sísmica, que “visa educar os cidadãos sobre os comportamentos adequados em caso de sismo”.

Após o exercício de sensibilização, as atividades prosseguem com uma simulação de busca e salvamento, organizada pelo corpo de Bombeiros Voluntários de Ansião. Esta fase prática do evento, a decorrer na Praça do Município e aberta ao público, permitirá observar as técnicas de resposta rápida e salvamento adotadas pelas equipas de socorro em situações de emergência.

A ANEPC incentiva a participação ampla da população, incluindo escolas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas. Os interessados podem registar-se e obter mais informações no site oficial do evento, www.aterratreme.pt, e aceder aos materiais de divulgação para apoiar a iniciativa através de redes sociais e outros canais de comunicação.

Esta ação coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day) e faz parte de uma estratégia mais ampla de sensibilização pública que, ao longo de 12 edições, “tem buscado reforçar a resiliência e a preparação para situações de emergência sísmica entre os cidadãos portugueses”.

O exercício “A Terra Treme”, que dura aproximadamente um minuto, envolve a prática de três gestos essenciais em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar, que podem salvar vidas. A ANEPC, com as autarquias e corpos de bombeiros, destaca que “a prática de medidas preventivas é fundamental para o desenvolvimento de comunidades mais seguras e resilientes”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados