Augusto Santos Silva estará esta terça-feira, 26 de novembro, em Leiria, para a apresentação do livro “50 Anos do 25 de Abril e as sua Múltiplas Refrações no Mundo Jurídico-Político”.
Na Biblioteca José Saramago, do Politécnico de Leiria (IPLeiria), a partir das 16h30, o antigo presidente da Assembleia da República participa no painel de debate que terá lugar após a apresentação, em torno do 25 de Abril e das suas repercussões.
A obra é uma compilação das comunicações apresentadas na “XIII Conferência Jurídica e Sessão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril: As Suas Múltiplas Refrações no Mundo Jurídico-Político”, realizada em abril deste ano, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.
Para além de ser uma “análise detalhada e multifacetada de diversas consequências jurídicas e políticas da Revolução de 1974”, a organização salienta em nota de imprensa que a obra “não se limita a uma perspetiva exclusivamente académica e é também uma homenagem àqueles que lutaram e se sacrificaram pela liberdade, pela democracia e pela justiça”, incluindo na mesma testemunhos e memórias de quem viveu o 25 de Abril.
Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o livro contou com a coordenação dos professores Eugénio Lucas, Mário Barata e Susana Almeida do IPLeiria e com os contributos de investigadores do Polo de Leiria do Instituto Jurídico Portucalense.
No painel de debate a decorrer depois da apresentação, participa Augusto Santos Silva, antigo presidente da Assembleia da República e professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, um elemento da coordenação e os autores do livro, que apresentarão as linhas gerais do respetivo capítulo.