Uma árvore de Natal com 31 metros de altura vai marcar a quadra natalícia nas Caldas da Rainha, onde o município investiu 310 mil euros em animação e na iluminação de meia centena de ruas e seis monumentos.
O programa “Natal Encantado” arranca no dia 16, com um concerto do músico Rui Veloso a inaugurar as iluminações, que este ano terão como elemento central “uma árvore com 31 metros de altura, toda preenchida com ramos verdes”, disse esta segunda-feira à agência Lusa o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques (independente).
A iluminação vai estender-se por “mais de seis mil metros de ruas”, cobrindo 48 artérias da cidade, a que se juntam ainda algumas praças e largos, bem como seis rotundas da circular urbana, divulgou a câmara.
Seis edifícios (Hospital Termal, Mercado do Peixe, sede da associação comercial, Centro Cultural e de Congressos, Câmara Municipal e campanários da Igreja de Nossa Senhora da Conceição) serão também decorados com luzes ao longo da programação festiva, que se estende até ao dia 6 de janeiro de 2025.
O cartaz de animação tem como novidade a instalação de uma tenda de espetáculos junto ao terminal rodoviário e “algumas iniciativas ocorrerão mesmo dentro do terminal”, segundo Vítor Marques.
A tenda será deslocalizada do Parque D. Carlos I, onde ficava situada nos anos anteriores, mantendo-se no parque “uma árvore de Natal no lago, a casa do Pai Natal no Céu de Vidro e um mercado na Casa dos Barcos”.
Além de mercadinhos de Natal espalhados por vários locais da cidade, “o comércio vai voltar a estar aberto até às 22h30”, informou o autarca, esclarecendo que a iniciativa será, nesta edição, “reduzida a menos dias para facilitar a adesão dos comerciantes”, que poderão funcionar em horário noturno nos dias 6, 7, 13, 14 e de 20 a 23 de dezembro.
Um presépio no Largo do Hospital Termal, a exposição de árvores de Natal das escolas na Praça 5 de Outubro e o “Caldas Food Festival”, na Avenida 1.º de Maio (nos dias 6, 7 e 8 de dezembro) são outras das propostas do “Natal Encantado”, a par de animação itinerante, concertos e o comboio de Natal.
Dos 310 mil euros investidos pelo município no programa – desenvolvido em parceria com a Associação Comercial dos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) -, “124 mil euros são referentes à iluminação e os restantes relativos a custos com animação”, explicou Vítor Marques, acrescentando que a autarquia fez ainda “um reforço nos apoios para as freguesias para que possam iluminar alguns pontos” das respetivas localidades.
No ano passado o orçamento do programa desta quadra totalizou 305 mil euros, dos quais 181.900 euros como investimento do município (118.450 euros com iluminações e 63.450 euros com animação).