Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Batalha

Carvalho do Padre “Zé” na corrida para árvore do ano

Candidatura avançou por iniciativa da junta do Reguengo do Fetal

Terá nascido, ao que tudo indica, pouco depois da criação da freguesia do Reguengo do Fetal, onde mora, desde o século XVI. Este carvalho de quase meio milénio, “um dos maiores carvalhos desta espécie no mundo”, está na corrida para o título de árvore do ano de 2025.

A candidatura avançou por iniciativa da junta local. Calculando-se que tenha 465 anos, o carvalho foi batizado com o nome de um pároco da freguesia. E por que razão? Porque nos anos quarenta do século passado, na proximidade da árvore agora concorrente ao título de árvore do ano, existia “um carvalho de maior porte que foi abatido para produção de carvão”.

O padre local, reza a história, “temendo que este tivesse o mesmo fim, adquiriu-o. A população sabendo deste facto carinhosamente batizou-o de ‘Carvalho do Padre Zé’”, aponta o texto da candidatura da árvore do Reguengo do Fetal.

A votação, para eleger a árvore do ano de 2025 em Portugal está já a decorrer on-line e prolonga-se até dia 11 de dezembro e o vencedor será conhecido no dia 17 desse mês.

Este carvalho de 21 metros de altura e seis metros de perímetro do tronco tem consigo manter-se entre os mais votados deste concurso cujo vencedor será anunciado no dia 17 de dezembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados