O Congresso Empresarial do Oeste, que teve a última edição em 2018, volta a realizar-se esta quarta-feira, no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, reunindo cerca de 400 participantes.
Organizado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) em parceria com o município das Caldas da Rainha e a Federação das Associações Empresariais da Região Oeste (FAERO), o encontro tem o objetivo de “fomentar o desenvolvimento económico e social da região” e, segundo a organização, contará com um número estimado de “400 participantes e mais de 20 oradores em oito horas de intervenções”.
São esperados empresários, líderes de opinião e representantes de diversos sectores para debater os desafios e oportunidades para a região do Oeste, que engloba os 12 municípios membros da OesteCim: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, entre os distritos de Leiria e Lisboa.
No conjunto, o território com uma área de cerca de 2.500 quilómetros quadrados e mais de 90 quilómetros de área costeira, e é habitado por mais de 350 mil habitantes.
O congresso estará dividido em três eixos e desenrolar-se-á em painéis temáticos: “Os desafios estratégicos da região Oeste (viver, trabalhar e investir – PT 2030)”, “Desafios para a criação de valor nas empresas – RH – ESG Governança ambiental, social e corporativa” e, por último, “Tecnologia e Inteligência Artificial nos territórios”.
Os painéis contarão com a participação de entidades como a Agência para a Modernização Administrativa, I.P (AMA), o Instituto Politécnico de Leiria, o Fórum Oceano e Associação da Economia do Mar ou o Turismo de Portugal, bem como de representantes de empresas e associações da zona.
O evento “será uma oportunidade para aumentar a visibilidade das marcas, estabelecer novas parcerias, criar novas oportunidades de negócio e demonstrar o compromisso com o desenvolvimento económico e social da região”, pode ler-se num comunicado da OesteCim.
O evento conta ainda com o apoio do Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Artes e Design e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
A programação pode ser consultada aqui. As inscrições são gratuitas.