O executivo propôs a constituição da empresa municipal Teatro José Lúcio da Silva, E.M., S.A. e a Assembleia Municipal aprovou em setembro de 2023. Em julho foi realizada a escritura pública da constituição em empresa e agora é preciso designar os representantes para ocupar os respetivos cargos no Conselho de Administração, na Assembleia Geral e como Fiscal Único, definido pelo órgão deliberativo do município.
Este é mais um passo na constituição da empresa que deverá entrar em funções a 1 de janeiro de 2025, uma alteração sobretudo administrativa e que não deverá ser notada pelo público que acede à sala de espetáculos.
Em reunião de executivo foi votado o nome do presidente da autarquia para representante do Município na Assembleia Geral da Teatro José Lúcio da Silva, E.M..
Quanto à Mesa da Assembleia Geral, o deputado municipal e jurista José Alves será o presidente, mas que não terá direito de voto, enquanto Maria Helena Ricardo Mesquita e Carolina Pombeiro, ambas funcionárias do Teatro José Lúcio da Silva, vão ser 1.º e 2.º Secretário, respetivamente.
Por último, integram o Conselho de Administração como presidente, Anabela Graça, na qualidade de vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara de Leiria, e como vice-presidente, José Pires, que é atualmente o diretor do teatro.