A importância das empresas como fator de mudança foi um dos temas centrais da conferência “ESG: Economia Sustentável”, que reuniu, em Ourém, especialistas nas áreas de ambiente, governança empresarial e sustentabilidade para abordar os desafios e oportunidades da incorporação destas práticas.
A conferência, resultante de uma parceria entre a Caixa de Crédito de Leiria, a Associação Empresarial Ourém-Fátima (Aciso) e o jornal REGIÃO DE LEIRIA, destacou que a integração de práticas ESG nas operações das empresas é fundamental para o cumprimento das exigências legais e para a melhoria do desempenho e da imagem das marcas.
Outro aspeto abordado na conferência, que decorreu na quinta-feira, dia 30, foi o papel da contratação pública sustentável como ferramenta de mudança, através da inclusão de critérios ESG nos processos de das entidades públicas. A expectativa é que esta abordagem contribua para cadeias de fornecimento mais éticas e responsáveis.
Entre os temas discutidos esteve também o Regulamento de Taxonomia Verde da União Europeia, que define normas específicas para que atividades económicas possam ser consideradas sustentáveis. Este regulamento exige que as organizações, para obterem financiamento, comprovem o seu compromisso com objetivos ambientais e sociais, assegurando padrões de transparência e ética.
O jornal REGIÃO DE LEIRIA desenvolverá este tema na sua próxima edição, na quinta-feira, dia 7, com a publicação das ideias centrais dos participantes na conferência.