“Partilhar experiências, transformar futuros” é o tema da quarta conferência da plataforma ODSlocal, que se realiza amanhã no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal.
A conferência arranca às 14 horas com as intervenções de Filipe Duarte Santos, presidente do CNADS, e Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal. Segue-se um painel sobre o trabalho realizado pela plataforma nos últimos anos. Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, irá falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região Centro.
A partir das 15h15, decorre a atribuição dos galardões a projetos e a municípios ODSlocal. A iniciativa encerra com a entrega dos galardões de mérito “Plataforma ODSlocal’24”, que distinguem personalidades que trabalharam em prol dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A conferência pretende fazer um balanço sobre o que já foi feito e “acelerar a concretização dos ODS, tanto em termos quantitativos como qualitativos”, lê-se numa nota de imprensa.
Pombal “entre os melhores municípios”
A autarquia de Pombal anunciou no início deste mês que já atingiu 63,7% das metas traçadas pelas Nações Unidas para atingir os 17 ODS até 2030. Este número coloca o município “acima da média nacional (62,8%), da região Centro (63,3%), da região de Leiria (63,1%) e dos 20 municípios comparáveis (63,6%)”.
No âmbito da conferência organizada pela plataforma ODSlocal e como forma de assinalar o Dia da Floresta Autóctone, o município realiza no sábado, dia 23, uma ação de plantação de árvores autóctones. E para “compensar a pegada carbónica das deslocações dos participantes” à conferência, a autarquia irá disponibilizar transportes públicos (CP e Pombus) entre a estação de comboios de Pombal e o Expocentro amanhã.
A conferência é de participação gratuita, mas carece de inscrição prévia em https://forms.gle/iP19Yp9JzkjDgCMp7. Mais informações em www.odslocal.pt.