Mia Couto está esta sexta-feira, 8 de novembro, em Leiria, para uma conversa sobre o mais recente romance, “A cegueira do rio”. Na livraria Arquivo, a partir das 18h30, o escritor moçambicano fala sobre o novo livro, em que um inesperado episódio numa aldeia do norte de Moçambique marca o início da I Guerra Mundial em África e espoleta um conjunto de misteriosos eventos.
Um deles leva ao desaparecimento da escrita no mundo: livros, relatórios, documentos, fotografias, mapas ficam deslavados e ninguém domina a arte da escrita. Mas os habitantes dessa aldeia são chamados a restabelecer a ordem no mundo, ensinando aos europeus o ofício da escrita e as artes da navegação…
Nesse mesmo dia, a livraria recebe, logo depois, um concerto de Thispage, projeto solo de Leonardo Pinto. A atuação começa às 20 horas e integra-se na programação “Uma livraria onde também se dança”. A entrada em ambas as propostas é livre.
Este fim de semana, a livraria propõe para sábado, dia 9, duas iniciativas para o público infantojuvenil: Liliana Gonçalves anima a história “João Camarão e o guisado pirata” (16h30) e Audição dos Pequenos Artistas SAMP (17h)
Ainda este mês, entre a programação da Arquivo, destaque para a apresentação dos livros “A menina feia”, de David Ribeiro, na quarta-feira, dia 13 (18h30), “Cosmogonia da identidade”, de Pedro Pires, no dia 22 (18h) e “Falsas utopias e paranoias”, de João Vinagre, no dia 23 (18h30), fins de tarde com jazz nos dias 15 e 29 e conversas com Luís Osório no dia 21 (18h30) e David Machado no dia 26 (16h).