O médico José Borrego Pires morreu este sábado, dia 9 de novembro, anunciou o município de Leiria.
Um dos pioneiros na área da saúde familiar no concelho de Leiria, Borrego Pires, que tinha 70 anos, foi fundador e coordenador da Unidade de Saúde Familiza D. Diniz. Durante vários anos coordenou o Núcleo de Alcoologia de Leiria e o Projecto Vida e foi também diretor de serviços da Sub-Região de Saúde de Leiria.
A Câmara Municipal de Leiria lamenta profundamente o falecimento de José Borrego Pires, médico que ao longo de mais de três décadas serviu a comunidade de Leiria com grande profissionalismo e compromisso.
Natural do concelho do Redondo, distrito de Évora, iniciou a sua carreira com o internato em Setúbal e, em 1985, radicou-se em Leiria, “onde dedicou mais de três décadas ao cuidado das nossas famílias”, realça o município, em comunicado.
Por Leiria deixa “um legado inestimável de excelência e proximidade” depois de ter sido, realça o presidente da Câmara de Leiria, “um profissional exemplar, comprometido com a saúde de todos”.
“A nossa comunidade ficou mais pobre com o falecimento do médico José Borrego Pires, um dos primeiros especialistas em medicina familiar em Leiria”, acrescentou Gonçalo Lopes, em nota publicada no Facebook.