O Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para os Recursos Minerais, provisoriamente instalado no local inicialmente planeado para receber a incubadora de empresas de Porto de Mós, vai arrancar a sua atividade no início de 2025.
Destinado à investigação na área dos recursos minerais, para além do espaço de formação teórica, contará com um laboratório equipado para o efeito, adianta Jorge Vala, presidente da Câmara de Porto de Mós.
O autarca refere que está em curso o processo de aquisição de equipamentos para o laboratório, num valor a rondar um milhão de euros. O projeto desenrola-se “em parceria com várias empresas”, refere Jorge Vala que sublinha a importância deste sector na economia local.
O centro, que arrancará atividade num novo edifício situado no topo da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, em Porto de Mós, pretende contribuir para “melhorar as condições de utilização quer dos produtos que hoje são lixo da extração quer da transformação”.
Trata-se, reforça de um “projeto de sustentabilidade ambiental, de economia de escala e colaborativo com o objetivo de reduzir emissões”, refere ainda. Uma vez terminada a transição das atividades lectivas da Escola Oliveira Perpétua para a remodelada escola sede do agrupamento, o estabelecimento escolar da Corredoura receberá, definitivamente, o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para os Recursos Minerais, aponta o autarca de Porto de Mós.