A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) alertou para uma tentativa de burla que estará a ocorrer em casos de animais desaparecidos.
De acordo com a entidade, os detentores de um animal desaparecido, cujo caso tinham divulgado nas plataformas digitais, “receberam uma chamada telefónica de alguém que, intitulando-se médico veterinário, informou que o animal foi encontrado e necessitava de cuidados médicos urgentes”. É então pedido aos tutores um pagamento imediato do tratamento.
A OMV aconselha a, antes de ser efetuada a transferência de qualquer quantia, pedir o nome e número da cédula profissional do médico veterinário, bem como o nome do Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) em que trabalha.
A veracidade destes dados pode ser confirmada na página de internet da Ordem, no separador “Pesquisa Membros – OMV – Ordem dos Médicos Veterinários” e contactando diretamente o CAMV.
“De preferência, desloque-se presencialmente ao CAMV para poder tomar conhecimento direto da situação”, acrescenta a entidade.
É ainda recomendado que o detentor do animal “registe o número do contacto recebido e contacte uma entidade policial”.
Há um ano, a veterinária do Município de Leiria alertou para situações idênticas, tendo havido registo de três casos no espaço de dois meses.
Na ocasião, a PSP de Leiria disse ter conhecimento deste tipo de ilícitos, apesar de não haver registo de queixas.