Os “Ovos Moles” da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro conquistaram o prémio do Melhor Doce Conventual e o “Licor de Singeverga” do Mosteiro de São Bento de Singeverga o de Melhor Licor Conventual na 26.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que decorreu entre a passada quinta-feira e o passado domingo, no Mosteiro de Alcobaça.
Destaque também para a “Compota de Laranja e Cenoura” das Monjas Cistercienses de Rio Caldo que arrecadou o prémio de Melhor Compota Conventual. As “Cornucópias” da Casa dos Doces Conventuais – Alcobaça e as “Castanhas de Ovos” da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro mereceram uma menção honrosa.
A edição deste ano ficou marcada pela “maior participação de sempre de expositores”, destacou o presidente da Câmara.
“A Mostra não é apenas uma celebração da tradição gastronómica conventual. É também uma alavanca da economia local, já que atrai turistas, fomenta o comércio e, sobretudo, contribui para a afirmação de Alcobaça como um destino turístico de referência cultural e gastronómica”, sublinhou Hermínio Rodrigues, durante a inauguração do evento, que contou com a presença do presidente da Assembleia da República, José Aguiar Branco, do secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Helder Reis, da vice-presidente da Turismo do Centro, Anabela Freitas, e da presidente do Conselho Diretivo da CCDR LVT, Teresa Almeida.