Casal da Pedreira, Vale da Quebrada, Vale da Seta e Vale de Barreiras são as aldeias do concelho abrangidas pelo programa “Condomínios de Aldeia”, que usa verbas do PRR para combater o risco de fogos florestais.
Esta é uma medida de proteção às aldeias localizadas em territórios vulneráveis contra os incêndios rurais e vai contar com um investimento de 120 mil euros, anunciou a Câmara da Batalha.
Com apoio de fundos do PRR- Plano de Recuperação e Resiliência, esta ação “permite executar intervenções de tratamento de sobrantes, destruição de cepos com preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, limpeza moto-manual de matos, controlo de espécies invasoras, sementeiras, entre outros”, anunciou nota da autarquia.
Os “Condomínios de Aldeia”, reforça nota da autarquia, são um programa de valorização da paisagem e proteção contra incêndios, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens em faixas em volta das aldeias.
O REGIÃO DE LEIRIA questionou o município sobre qual a data em que se prevê que arranquem e em que consistem os trabalhos no terreno no âmbito deste programa, não tendo obtido resposta até à hora de fecho da nossa edição.