Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Três filmes portugueses em exibição no Outeiro do Louriçal

No próximo dia 30, realiza-se mais uma noite de cinema português na sede do GDCR Outeiro do Louriçal, no concelho de Pombal.

“As nossas primaveras passadas não voltam mais” de Joel Cartaxo Anjos é um dos filmes em exibição

Depois da primeira sessão organizada em maio deste ano, o Grupo Desportivo Cultural e Recreativo (GDCR) do Outeiro do Louriçal volta a realizar uma noite de cinema português na sede da associação no próximo dia 30 de novembro, às 20h30.

A programação, adequada a todas as idades, conta com duas curtas-metragens e uma longa-metragem. Serão projetados os filmes portugueses “Comezainas” de Mafalda Salgueiro (2022), “As nossas primaveras passadas não voltam mais” de Joel Cartaxo Anjos (2022) e “Os demónios do meu avô” de Nuno Beato (2022).

As sessões de cinema na aldeia de Outeiro do Louriçal, concelho de Pombal, foram uma ideia de Mickäel Cordeiro, de Cátia Ramos, presidente do GDCR, e dos membros da direção, com o objetivo de “criar uma noite dedicada à diversidade do cinema português e pensar numa programação para todas as idades.”

“Já tinha realizado uma série de animações no grupo privado da aldeia no Facebook, que tem 300 membros espalhados pelo mundo, para dar a conhecer e partilhar histórias da aldeia. Convidei também artistas para fotografar ou desenhar as casas, as ruas e as gentes da aldeia (Ana Formigo, Mario André Luz, Mafalda Salgueiro)”, conta Mickäel Cordeiro, citado numa nota de imprensa.

“Comezainas”, a curta-metragem de Mafalda Salgueiro, é “uma ode aos que repetidamente nos alimentam e cuidam sem pedir nada em troca”.

O filme de Joel Cartaxo Anjos, “As nossas primaveras passadas não voltam mais” retrata a história de António, que “vê a sua esposa a ir viver para uma casa de repouso”, em plena pandemia, após 60 anos de casamento.

A longa-metragem de Nuno Beato, “Os demónios do meu avô”, é um filme de animação sobre Rosa, que decide abandonar a cidade após a morte do seu avô, “para encontrar um novo rumo para si e partir ao encontro do lugar das memórias da sua infância”.

Os dois últimos filmes, explica Mickäel, pretendem ser uma homenagem aos dois avôs e à avó paterna, que faleceram nos últimos anos.

A entrada é gratuita, mas é necessária pré-reserva através do link https://www.eventbrite.com/e/sessao-de-cinema-n2-na-associacao-do-outeiro-do-lourical-tickets-1078571238609 .

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados