Vem aí um fim de semana bem recheado no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento. O museu de Leiria assinala o 28º aniversário com um programa diversificado, com visitas guiadas e dançadas, conversas, sessão de cinema e duas novas exposições: uma de fotografia e outra de astrofotografia.
No sábado, dia 7, há mais uma conversa em torno da exposição “Artistas na fábrica”. A partir das 15 horas faz-se uma visita conduzida pela curadora Raquel Henriques da Silva, a propósito da investigação realizada à obra de três artistas icónicos da arte portuguesa do século XX: Jorge de Oliveira, Tereza Arriaga e Manuel Filipe.
Depois, às 16h30, complementa-se a reflexão com o colóquio sobre “Fotografia, Neorrealismo e Contemporaneidade”, com participação da outra curadora da exposição, Emília Tavares, e Hugo Pereira investigador da Universidade Nova de Lisboa. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia pelo e-mail mimo@cm-leiria.pt ou telefone 244 839 675.
No domingo, 8 de dezembro, o dia começa às 10 horas, com visita dançada “Museus imaginários – m|i|mo dançante #2”, para famílias, por Inesa Markava, prosseguindo às 11 horas, com curtas-metragens da Monstrinha, para maiores de 3 anos.
À tarde, revelam-se duas novas exposições. Às 16 horas, Rui Santos mostra “O espaço dentro de nós”, uma jornada pelo cosmos, convidando a explorar nebulosas, galáxias e cometas. Meia hora depois, Tiago Casanova inaugura “A turtle with a broken back”.
Trata-se de um ensaio fotográfico sobre a realidade de São Tomé e Príncipe, abordando os desafios enfrentados pelas comunidades locais, incluindo a escassez de recursos e as mudanças climáticas. O autor aborda também a herança colonial e os novos desafios trazidos pelo turismo.