Nunca se editou em Leiria um livro de Afonso Lopes Vieira – mesmo que o escritor tenha nascido em Leiria. Quem é realça é a editora Hora de Ler, que este sábado assume a responsabilidade de lançar o que sublinha ser “o primeiro livro de Afonso Lopes Vieira editado em Leiria”. “Passeio nas minhas terras e outros textos” é o terceiro volume da coleção “Biblioteca Clássicos de Leiria” e junta textos publicados noutros livros, entre 1897 e 1945.
O lançamento, este sábado, dia 7 (15h30), é num local simbólico: a Casa-Museu Rodrigues Cordeiro/Afonso Lopes Vieira, nas Cortes, onde o poeta (tal como o seu tio-avô) residiu e que foi recuperada recentemente.
A seleção dos textos é da responsabilidade da editora, que procura reunir, numa obra plena de “força e significado”, “as considerações e os poemas que Afonso Lopes Vieira dedicou à região que foi a sua matriz e que é também a nossa”, frisa a Hora de Ler.
O editor, Carlos Fernandes, esclarece que não pretendeu ser exaustivo, mas “apenas facultar ao público os textos mais expressivos no âmbito do tema eleito”, onde se incluem referências a Leiria e São Pedro de Moel, mas também Cortes, Abadia, Senhora do Monte, Amor, Monte Real, Marinha Grande, Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima, entre outros.
A sessão inclui visita à antiga casa e inauguração de estátua de Rodrigues Cordeiro e Afonso Lopes Vieira.
Por estes dias, a Hora de Ler lança “A cigarra e a formiga”, de Dulce Matos, para público infantil, na Biblioteca da Marinha Grande (sábado, dia 7, às 15h30) e relança “Sombras dispersa no silêncio”, poesia de Clara Paulo, no Salão Nobre da antiga Junta da Barosa (domingo, dia 8, 15h30).