Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Espaço dos leitores

Caminheiros do Agrupamento 1198: um fim de semana de hospitalidade na Casa de Saúde do Telhal

Mais do que uma oportunidade de ajudar, foi um fim de semana de troca de experiências e aprendizagens.

No fim de semana de 13 a 15 de dezembro, os caminheiros do Agrupamento 1198 – Santo Agostinho (Leiria) viveram uma experiência marcante, ao colocar em prática os valores de serviço e solidariedade na Casa de Saúde do Telhal [Mem Martins], uma instituição cujo lema é a hospitalidade.

Com dedicação e entusiasmo, os elementos proporcionaram passeios aos utentes, deram auxílio durante as refeições e, sobretudo, promoveram momentos de convívio e partilha. Estes pequenos gestos transformaram o dia-a-dia dos utentes.

Mais do que uma oportunidade de ajudar, foi um fim de semana de troca de experiências e aprendizagens. Os caminheiros não só levaram felicidade, mas também a receberam, descobrindo que servir é um ato de amor que transforma tanto quem dá como quem recebe.

Laura, uma das caminheiras, partilhou que esta experiência foi verdadeiramente transformadora: “É totalmente diferente do que eu podia alguma vez imaginar e, mesmo só tendo passado o fim de semana, consegui perceber o que de facto é lidar e viver com estas pessoas diariamente. É um desafio grande, mas muito recompensador. Cada sorriso e gesto amigo contam pelo dobro”.

Para a caminheira Cristina, esta foi uma experiência que lhe “abriu os olhos” para a realidade das doenças mentais e para a força e resiliência das pessoas que vivem com elas: “A alegria e a coragem que encontrei lá ensinaram-me a valorizar a individualidade de cada pessoa e a importância de pequenos gestos de empatia. Sinto-me grata por ter vivido este momento de partilha, que me desafiou a ser mais atenta e presente. Foi, sem dúvida, uma experiência marcante e transformadora”.

Para a caminheira Paula, é uma experiência a repetir: “Aprendi a acolher pessoas diferentes de mim e a partilhar a minha vida com quem me rodeia. Além disso, percebi que fazer os outros felizes me trouxe uma enorme felicidade. Foi um fim de semana cheio de aprendizagens, momentos de partilha e emoções que levarei comigo para sempre”.

Também para Rodrigo, caminheiro do agrupamento, a experiência foi marcante: “Estar com pessoas que enfrentam problemas graves de saúde mental foi, no início, desconfortável e fora da minha zona de conforto. Mas, com o passar do tempo, percebi que o mais importante era estar presente, partilhar e acolher. Esta vivência simples, mas tão impactante, fez-me refletir sobre a importância de cuidar da saúde mental”.

Este é mais um exemplo do compromisso do Agrupamento 1198 em viver os valores do Escutismo, contribuindo para uma sociedade mais solidária e acolhedora.

Paula Gomes
Agrupamento 1198 – Santo Agostinho

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados