Gigantes árvores de Natal iluminam, por esta altura, o centro das cidades da região. Luzes de todas as cores e os mais diversos enfeites lembram que está a aproximar-se a época mais festiva do ano. Em festa está também o REGIÃO DE LEIRIA com a chegada à 25ª edição da campanha “Fazer o bem olhando a quem”.
Todos os anos, na quadra natalícia, o jornal recupera a tradição do ardina – vendedor de jornais de rua – e convida figuras conhecidas para venderem a edição de Natal a quem passeia por Leiria, Marinha Grande, Batalha, Pombal, Porto de Mós e outras cidades da região.
Esta edição é solidária e a totalidade do valor da venda em banca, na rua e junto das empresas e instituições da região, que compram exemplares para oferecer a colaboradores e clientes, reverte a favor de uma instituição de solidariedade social do distrito de Leiria ou concelho de Ourém, em várias áreas de apoio social.
Ao longo dos anos foram apoiadas dezenas de entidades e 2024 não será exceção, com a verba da venda da edição de 12 de dezembro a ser destinada para a Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Leiria.
De sacola ao ombro, os ardinas solidários vão percorrer as ruas e ruelas nos dias a seguir à publicação da edição de Natal, que deverá, por essas datas, chegar também às empresas, instituições e municípios que se associaram à campanha.
A venda de rua chegou a estar suspensa em 2020 e 2021, por causa da pandemia, mas logo voltou a acontecer e o leitor está quase a poder reencontrar-se com os nossos ardinas. Além de ter acesso a todas as notícias habitualmente publicadas no REGIÃO DE LEIRIA, por 1,20 euros, esta é uma forma também de ajudar quem mais precisa.
E porque é de solidariedade que também se faz o Natal, o formato criado em 2000 pelo nosso jornal foi este ano replicado pelo diário O Setubalense. Numa notícia divulgada na sua página de internet, a publicação avança que a 16 e 20 de dezembro a edição será vendida na rua por políticos, artistas e outras personalidades e a receita reverterá a favor de sete associações humanitárias de bombeiros, dos concelhos onde vão decorrer as ações de venda.
“Ardina por um dia” é o nome da campanha que acontece pela primeira vez na região de Setúbal. “Esta campanha, embora com outro nome, é uma ideia do jornal ‘Região de Leiria’, que desenvolve esta iniciativa há vários anos, e a quem O Setubalense agradece pela colaboração e partilha”, lê-se ainda.
Ao comemorar um quarto de século de vida, a ideia da campanha “Fazer o bem olhando a quem” chega assim a mais pontos do país.