É de “Porta aberta…” à inclusão, equidade, diversidade e emoções, que a Cercilei promove, a partir de janeiro, um ciclo de conferências mensais dedicadas à diferença, com a chancela do centro de formação Leirimar.
Duas sessões antecedem o 14º Encontro na Diferença a realizar entre 27 de fevereiro e 1 de março. A primeira, agendada para dia 8 de janeiro, às 17h30, na Secundária Francisco Rodrigues Lobo, versa sobre bem-estar, dislexia e adaptabilidade. São oradores convidados Nelson Serôdio, diretor da escola, Idalina Gordo, docente de educação especial, e Ricardo Vinagre, psicólogo.
A segunda conferência aborda o respeito, equilíbrio, oportunidade e autismo, numa perspetiva de equidade, no dia 5 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas (AE) Marinha Grande Poente. Participam Cesário Silva, diretor, Ricardo Cardoso, psicólogo, e Ester Pereira, médica.
Encontro no Teatro
Já no Encontro na Diferença, a realizar este ano no Teatro Miguel Franco, vários especialistas debatem o envelhecimento na multideficiência, a importância da arte, da comunicação e da atividade física, a formação profissional, a responsabilidade social, o papel da família e da comunidade, a saúde mental e a inteligência emocional.
As conferências prosseguem, a 3 de abril, com uma sessão dedicada à multiculturalidade, qualidade de vida e deficiência, no AE de Marrazes; e uma última ação a 7 de maio, no AE D. Dinis, sobre saúde mental, inteligência emocional e felicidade.
“Referência nacional na área da formação”
Na apresentação pública do programa, na passada semana, Cristina Meireles, presidente da direção da Cercilei, destacou o envolvimento dos formandos em todas as iniciativas e a importância destas formações, que já são imagem de marca da instituição.
“Com esta inovação [ciclo de conferências), damos um salto que nós julgamos essencial. O encontro anual é um momento importante mas necessita de continuidade e de mantermos a ligação às escolas, principalmente aquelas que trabalham connosco”, adiantou.
Para Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, os encontros da Cercilei são “já uma referência nacional na área da formação” e enquanto “espaço de partilha de boas práticas e de experiências na área da deficiência e do trabalho com crianças, jovens e adultos com necessidades especiais”.
As inscrições para estas ações estão abertas junto da Cercilei (encontronadiferenca@cercilei.pt), sendo gratuita a participação nas conferências.