As hortas comunitárias biológicas criadas no sopé do Castelo vão voltar a dar “legumes”, depois da sua suspensão ditada pelos trabalhos de requalificação do parque da encosta.
O terreno dedicado ao projeto abrange agora 23 talhões, cada um com 24 metros quadrados, sendo que dois estão reservados à futura dinamização do projeto Permacultura nas Escolas.
Além deste espaço, a inaugurar este sábado, as Hortas Verdes estendem-se à Quinta da Gordalina (I e II), estando ainda em fase de execução uma nova horta comunitária na zona da Malaposta, na Cruz da Areia, com nove talhões.
No total, a autarquia disponibiliza aos munícipes interessados em trabalhar a terra 82 talhões, com áreas entre os 24 e 35 metros quadrados.
Podem candidatar-se ao projeto munícipes residentes no concelho, que não possuam terreno próprio na sua área de residência, mediante o preenchimento de uma ficha disponível no site do município, podendo ser entregue presencialmente no Balcão de Atendimento ou enviada para o email hortasverdes@cm-leiria.pt.
Segundo a autarquia, o projeto “Hortas Verdes” visa fomentar junto da comunidade “a horticultura biológica como uma atividade de lazer e/ou de subsistência” para seu benefício direto, “incentivar o autoconsumo de alimentos produzidos localmente, aliviar encargos financeiros das famílias e promover a saúde e o bem-estar, combatendo o stress e o sedentarismo”.