Dia 28 de novembro de 2024, a aula de Português teve um professor diferente: Carlos Almeida, jornalista do REGIÃO DE LEIRIA, veio à escola EB de Santa Catarina da Serra,concelho de Leiria, para falar de “notícias falsas”.
Após a sua apresentação feita com sentido humor, deu-nos a primeira lição: “Na notícia não há publicidade”.
O grande alerta relativamente às notícias que nos chegam está relacionado com “fake news”, ou seja, as notícias que lemos nem sempre são verdadeiras ou contém informações não verídicas.
Segunda lição: qualquer aspirante a jornalista deve ter sempre em mente que é de extrema importância averiguar os factos e possíveis manipulações da informação a transmitir.
Durante a palestra foram apresentados vídeos e imagens ilustrativas para demonstrar a importância do recurso a uma boa análise da informação disponível para os leitores. É preciso ter fontes seguras relativamente ao que é trazido a público.
A grande chamada de atenção recaiu na inteligência artificial. Porém, o foco centrou-se na possibilidade do melhor e/ou pior serviço noticioso, pois há muitas notícias falsas, seja por desconhecimento ou descuido.
Em suma, devemos seguir os conselhos de Carlos Almeida, quando nos relembrou da importância de verificar e confirmar o teor das informações que nos chegam.
Vivemos numa sociedade onde o que é escrito pode ser o caminho para o progresso ou para o desespero da mentira.
Foi, sem dúvida, uma aula fantástica!
8ºD, da EB de Santa Catarina da Serra