Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Leiria

Leiria apela à conclusão da desagregação das freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa

Moção aprovada por unanimidade em reunião de Câmara exorta Assembleia da República a respeitar a vontade das populações.

Câmara de Leiria defende respeito pela vontade popular na desagregação das duas freguesias Foto: Rui Miguel Pedrosa/CML

A Câmara de Leiria aprovou na terça-feira uma moção a exortar a Assembleia da República a concluir, com sucesso, o processo de desagregação da União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa (UDSCO), respeitando a vontade das populações.

Na moção, apresentada pelo presidente do município, Gonçalo Lopes, e aprovada por unanimidade, lê-se que o processo de desagregação da União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa “foi submetido dentro dos prazos previstos, com aprovação inequívoca nos órgãos locais e apoio unânime das populações locais”.

“Este processo está, atualmente, em risco de não concretização por questões meramente processuais, desprovidas de justificação razoável, que frustram as legítimas aspirações das comunidades afetadas”, referiu.

Segundo o documento, “é dever dos órgãos de soberania respeitar a vontade popular, ultrapassando os obstáculos que persistem, em especial de natureza administrativa, que não se justificam no contexto de uma decisão amplamente consensual”.

Apoio local unânime

A autarquia deliberou recorrer aos deputados eleitos por Leiria no sentido de apoiar o desbloqueio deste processo e garantir que os entraves burocráticos sejam ultrapassados com celeridade.

De acordo com a moção, “o município de Leiria compromete-se a garantir todo o apoio necessário para que estas freguesias tenham viabilidade após a desagregação, seja no âmbito administrativo, seja financeiro, assegurando uma transição eficaz e a satisfação das necessidades das populações locais”.

Na votação, Álvaro Madureira, vereador independente eleito pelo PSD, afirmou corroborar plenamente a moção. Citado pela Lusa, defendeu que há “necessidade de devolver as decisões às próprias populações que querem a separação da união de freguesias”, sendo que este é o momento de o município vincar o seu apoio político, administrativo e financeiro.

A moção vai ser enviada ao presidente da Assembleia da República, grupos parlamentares, primeiro-ministro, ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Associação Nacional de Municípios Portugueses, e União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa.

Em novembro de 2022, a proposta de desagregação da União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa foi aprovada, pela Assembleia de Freguesia, por unanimidade, e teve parecer favorável, também por unanimidade, da Câmara.

O concelho de Leiria tinha 29 juntas de freguesia, tendo passado a 18 com a agregação das freguesias.
Além da UDSCO, também a de Monte Redondo e Carreira desenvolveu um processo com vista à reversão da agregação. Decorre ainda um processo para a desanexação da antiga freguesia de Pousos da UF de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados