Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Marinha Grande

Livro sobre as casas de guarda do Pinhal do Rei lançado na Marinha Grande

Obra de investigação de José Manuel Gonçalves, premiada em 2020, é apresentada no Edifício da Resinagem este sábado, dia 21 de dezembro.

Casas de Guarda são uma memória valiosa da história do Pinhal do Rei Foto: Joaquim Dâmaso

Uma edição revista e aumentada de “Pinhal do Rei – Casas de Guarda e outros edifícios florestais”, que valeu a José Manuel Gonçalves o Prémio Villa Portela 2020, é lançada este sábado, dia 21 de dezembro (16h) na Marinha Grande.

O livro do autor da Marinha Grande é apresentado no auditório do Edifício da Resinagem pelo engenheiro silvicultor Octávio Matos Ferreira, antigo gestor da Mata Nacional de Leiria, que também assina o prefácio.

O volume com mais de 400 páginas tem edição da Hora de Ler e ajuda a conhecer a história das casas e edifícios ligados à evolução do Pinhal do Rei, nome porque que é conhecida a Mata Nacional de Leiria.

Citado pela editora, José Manuel Gonçalves diz que este livro trata-se de um “registo histórico deste património”. “Se nada for feito para salvaguardar o que ainda se afigura viável, [esta edição] poderá vir a ser a única forma de o transmitir às gerações futuras, embora sem a sua componente material”.

Já no prefácio, Octávio Matos Ferreira lembra que “não existem guardas-florestais no Pinhal do Rei nem outra entidade profissional que os substitua. Restam as casas, muitas delas em ruínas, o que diz bem do grau de desleixo e abandono a que chegou este espaço florestal durante muito tempo considerado como a ‘joia florestal’”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.