Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Mais de 80 bóias, um radar de pesca de atum e um pneu de grandes dimensões retirados das praias da região

Ação de limpeza foi desenvolvida pela Brigada do Mar, que recolheu ao longo de quatro dias cerca de quatro toneladas de resíduos entre o areal da Figueira da Foz e da Marinha Grande.

Quantas bóias consegue recolher numa hora no areal? Esta não é uma pergunta para um milhão de euros, mas representa biliões de esferas de esferovite.

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, a associação ambientalista Brigada do Mar realizou a última ação do ano de 2024, entre as praias dos concelhos da Figueira da Foz, Pombal, Leiria e Marinha Grande, onde recolheu cerca de quatro toneladas de resíduos.

Os voluntários que participaram na ação, à semelhança de outras que aconteceram na região nos últimos meses – em março o REGIÃO DE LEIRIA acompanhou uma dessas limpezas da costa -, recolheram 3.949 quilos de resíduos e foram, novamente, surpreendidos.

“55 bóias recolhidas numa hora da parte da manhã e 29 da parte da tarde”, divulgou a Brigada do Mar, referindo-se à zona da Praia do Pedrógão, em Leiria.

“Cada uma delas tem biliões de esferas (esferovite) uma matéria tóxica, que facilmente se degrada tornando-se num resíduo nocivo e extremamente difícil de colectar…”, acrescentou.

Para além disso, foram ainda encontrados objetos “inusitados” no areal, nomeadamente um radar usado na pesca de atum e um pneu de grandes dimensões.

O lixo recolhido, cerca de 960 quilos, foi encaminhado a Sirplaste, empresa em Porto de Mós, e o restante para o sistema de tratamento das respetivas autarquias.

Segundo Simão Acciaioli, responsável pela Brigada do Mar, “esta ação mostrou uma redução da quantidade de resíduos nesta extensa faixa de real da costa, face a outras campanhas, o que significa que a descontaminação e sensibilização estão a dar resultado”.

O lixo acumulado nos areais destrói as dunas e, se voltar ao mar, com as marés, representa um perigo para a navegação e um risco para o meio ambiente, acrescenta a ONGD (organização não governamental para o desenvolvimento) em comunicado. 

Para 2025, a Brigada do Mar tem agendadas novas ações de limpeza para esta zona da costa portuguesa.

“O nosso objetivo é estreitar a colaboração com as autarquias e juntas de freguesia dos concelhos da Figueira da Foz, Pombal, Leiria e Marinha Grande, de forma a articular as operações de descontaminação e a sensibilização e sermos ainda mais eficazes nas limpezas”, refere o responsável.

Desde 2009 que a Brigada do Mar, constituída por voluntários, desenvolve ações de proteção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas.

A associação já limpou em Portugal mais de 1.700 km lineares de costa, retirou mais de 1.000 toneladas de lixo do areal e com ela colaboraram mais de mais de 11.000 voluntários, em mais de 500 dias efetivos de iniciativas de limpeza e sensibilização. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.