A Fileira Casa reúne em Monte Real líderes e especialistas, nacionais e internacionais, para explorar inovações e estratégias relacionadas com o desenvolvimento de produtos sustentáveis, na conferência internacional sobre o tema “Sustentabilidade no Desenvolvimento de Produtos”.
O evento, organizado pela Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei CCI), tem como objetivo discutir as melhores práticas, inovações e tendências emergentes na Fileira Casa, considerada “crucial para o futuro das indústrias”. A conferência terá lugar esta quinta-feira, dia 5, no Monte Real Hotel Termas & SPA, no concelho de Leiria.
A promoção do intercâmbio de ideias sobre como a inovação, o design, o aprovisionamento responsável e a produção sustentável podem moldar o futuro da indústria, com um foco especial na Fileira Casa, também está entre as prioridades da iniciativa.
No âmbito da conferência “Sustainability in Product Development – Home Products”, será desenvolvido um “roadshow de opinion makers” [circuito de formadores de opinião], que incluirá visitas a fábricas da Fileira Casa no norte e centro do país, “com vista ao reforço da imagem deste sector como potencial parceiro para futuros negócios”. A organização destaca ainda que “a proximidade geográfica, a facilidade logística e uma resposta rápida da indústria são pontos fortes para futuras parcerias internacionais”.
O designer industrial britânico Sebastian Bergne apresentará temas como as oportunidades e abordagens à conceção e fabrico de novos produtos num mundo de sobreprodução, mudança de valores e desrespeito pelo ambiente. Utilizará exemplos dos seus próprios projetos para ilustrar o seu processo e abordagem ao design, incluindo trabalhos realizados para a Philips My Creation, Tefal, Ha’ porcelain e as edições do seu estúdio.
Já Stefan Nilsson, também conhecido como Trendstefan, sueco e especialista em design e tendências do sector, abordará a questão: “É possível gerar receitas/lucros a partir de ideias sustentáveis?” Explicará como novos materiais, incluindo reciclados, e modelos de negócio inovadores podem contribuir para este objetivo. A sua abordagem será macro, com exemplos concretos do que tem sido explorado por várias marcas.
“O design já não é apenas uma questão de estética; é uma resposta estratégica a um mundo em mudança”, afirma Pepa Casado D’Amato, de Espanha, que também estará presente na conferência. Ligada à investigação de tendências, trabalha com empresas do sector do habitat, ajudando-as a integrar tendências nas suas estratégias de negócio e design.
Por fim, Pedro Filipe Silva, gestor de sustentabilidade na The Navigator Company, abordará temas relacionados com a sustentabilidade na empresa e o mais recente negócio de celulose moldada, que pode ser utilizada na Fileira Casa (pratos e tigelas, por exemplo).
PROGRAMA
14h00: Receção aos participantes
14h30: Sessão de abertura
Nota de boas-vindas: presidente da Nerlei CCI
António Poças
14h40-16h40: Painel de oradores “Sustainability in Product Development – Home Products”
- Pedro Filipe Silva (Portugal), diretor de sustentabilidade da The Navigator Company
- “A sustentabilidade também no desenvolvimento de produto. O nosso negócio de celulose moldada”
- Pepa Casado D’Amato (Espanha), fundadora e investigadora na Futurea
- “Transformação através do design para momentos de mudança”
- Sebastian Bergne (Reino Unido), designer de objetos, mentor e pedagogo
- “Criar novos objetos no nosso novo mundo”
- Stefan Nilsson (Suécia), fundador da TrendStefan.se
- “Sustentabilidade e novas ideias para um design inovador”
16h40-17h00: Pausa para café
17h00-17h45: Mesa redonda
Sebastian Bergne, Stefan Nilsson, Pepa Casado D’Amato e Pedro Filipe Silva, com moderação de Anselmo Crespo, diretor de conteúdos da CNN Portugal
17h45-18h00: Sessão de encerramento
Presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (a confirmar)