Uma mulher, de 50 anos de idade, morreu este sábado ao final da tarde, vítima de atropelamento na A19, junto a Leiria.
Segundo informação avançada pela GNR, o acidente, que ocorreu pouco ante das 18 horas no troço próximo do Parque Verde da cidade, envolveu um veículo ligeiro de passageiros.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, fonte da GNR adiantou estarem a decorrer investigações pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) para apurar as causas do acidente, sendo que o carro da vítima se encontrava um pouco afastado do local onde ocorreu o sinistro.
Este é um dos cinco óbitos registados pela GNR em Portugal durante o dia de sábado, em resultado de outros tantos acidentes de viação.
De acordo com o balanço diário da Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” da GNR, o despiste de um motociclo em Coruche (Santarém) vitimou um homem de 37 anos, tendo uma mulher de 76 anos sido também vítima de atropelamento em Vila Nova de Gaia. Morreram ainda um jovem de 19 anos e um homem de 71 anos, na sequência de duas colisões ocorridas em Boliqueime (Faro) e em Beja, respetivamente.
Dos 233 acidentes registados pela GNR nas 24 horas de sábado, resultaram ainda sete feridos graves e 78 feridos ligeiros.
158 detidos e 1.555 contraordenações
Durante a operação “Natal e Ano Novo”, que visa a prevenção da criminalidade e segurança rodoviária, a GNR fiscalizou 10.476 condutores a nível nacional ao longo do dia, tendo 80 condutores sido detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l, e outros 29 por conduzirem sem habilitação legal.
Foram ainda autuadas 58 pessoas por condução com excesso de álcool no sangue (taxa igual ou superior a 0,5 gr/l), 591 por excesso de velocidade, 55 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 32 por uso indevido do telemóvel ao volante; 161 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 59 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
No total, a GNR detetou este sábado 1.555 contraordenações rodoviárias.