O projeto “AGILidades Lab Center – AgilLAB”, promovido pela AGILidades, spin-off do Politécnico de Leiria, foi uma das quatro Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável premiadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
O AgilLAB, distinguido na categoria Conhecimento+, tem como objetivo formar, capacitar e apoiar equipas para a promoção da saúde e cuidados geriátricos através da recreação, ludicidade, jogos terapêuticos e programas de estimulação.
Já o “Córtex School Bag”, também da AGILidades, recebeu uma menção honrosa, na categoria Vida+. Pioneiro em Portugal, o projeto visa a introdução da temática da demência nas escolas primárias, através de um livro infantil musicado, intitulado “Quando a fábrica da avó avaria…”, que “conta a história da relação entre o neto e a avó e todos os desafios relacionais, numa descoberta após diagnóstico de demência”; de um jogo de tabuleiro enquanto “ferramenta de aprendizagem ativa e de simulação para as crianças aprenderam curiosidades sobre a doença e formas divertidas de ajudarem as pessoas que sofrem de demência”; e de um guia para professores, de apoio para abordarem a temática nas aulas.
Também o projeto “Receitas com História”, promovido pelo município de Óbidos, foi contemplado com uma menção honrosa na categoria Vida+ Aprendizagem. Consiste na confeção de uma receita com os utentes dos vários centros de dia e/ou de convívio do concelho, com quem é trabalhada a história e a tradição dessa mesma receita.
Promover a literacia e a qualidade alimentar, partilhar informação intergeracional, combater o isolamento e fomentar relações interpessoais junto da população sénior do concelho são objetivos da iniciativa.