Eduardo Ferreira, de Fátima, é adepto do Benfica e há pouco cumpriu o seu sonho: Após o apito final do duelo da 9.ª jornada, o jovem de 12 anos portador de uma distrofia muscular degenerativa, teve a oportunidade de conhecer os jogadores e o treinador Bruno Lage. Antes, em 2023, já havia entrado em campo com jogadores.
Para muitas crianças, um dos pedidos ao Pai Natal passa por visitar o estádio da Luz, visitar o museu do Benfica, ver um jogo ou conhecer os jogadores. Para algumas crianças, especiais, esse sonho vai tornar-se realidade nesta época natalícia, a 27 de dezembro, graças à Fundação Benfica. Convidado a visitar o estádio e museu do clube, a mãe de Eduardo, Mariana Pires propôs ao Benfica alargar o convite a outras crianças, portadoras de deficiência ou que, de outro modo, não teriam oportunidade de ter esta experiência.
O clube encarnado acedeu e o grupo de crianças já está formado: inclui 7 utentes do Centro João Paulo II com deficiência profunda; um autista, uma criança com trissomia 21, bem como outras crianças e pequenos atletas da União Desportiva da Serra (UDS). São 70, crianças e acompanhantes, e foi alugado um autocarro para a viagem. Agora, faltam verbas para suportar a despesa de deslocação e almoço das crianças e, a mãe de Eduardo lançou um apelo para que a sociedade civil pudesse apoiar .
A onda solidária está a mover a sociedade civil, e “tomou uma proporção acima do que estava à espera”, revela Mariana Pires. Há “muitas pessoas” a ajudar, sobretudo, particulares.
Com os apoios a aumentar, a mãe de Eduardo lança novo repto, de inclusão: remodelar os balneários da União Desportiva da Serra, adaptando-os para pessoas com mobilidade reduzida, caso os donativos superem o pedido inicial. Os donativos podem ser feitos à UDS, através do NIB 007900000267672310150 (NIF 501 751 378) ou MBWAY 935 548 430 com a descrição “Eduardo”.