A criação de uma sala polivalente e cobertura do espaço exterior da EB José Saraiva, em Leiria, o arranjo paisagístico da rotunda do Pedrome, em Santa Catarina da Serra, e o projeto “Santa Eufémia e Boa Vista + Sustentável” venceram o Orçamento Participativo 2024/2025 (OP) de Leiria.
A primeira proposta, orçada em 225 mil euros, recolheu 3.588 votos; a segunda obteve 1.025 votos; e a terceira, que visa a colocação de candeeiros com iluminação solar nas ruas municipais da freguesia, conquistou 972 votantes. Para a concretização destas duas propostas, integradas na categoria Verde ou Imaterial, deverão ser investidos cerca de 340 mil euros.
O resultado do OP, que contou com 43 participações iniciais, foi divulgado na terça-feira, numa sessão pública. No total, foram admitidas a concurso 26 propostas nas tipologias Verde ou Imaterial, Material e Jovem, após verificação do cumprimento do regulamento, que disputaram um bolo de 900 mil euros.
Na categoria Jovem, concorreram três ideias de cidadãos, não tendo nenhuma alcançado os cinco por cento do total de votos necessários para ser considerada vencedora.
Segundo a autarquia, foram registados 12.720 votos nesta edição do OP (mais 4.281 do que no ano passado), atingido o investimento associado às propostas vencedoras 565 mil euros.
Com este balanço, transitam 335 mil euros para a edição do próximo ano, a somar a 1,5 por cento das despesas de capital do orçamento para 2025.