A União de Leiria vinha de uma goleada e procurava a terceira vitória consecutiva, o que ainda não conseguiu esta temporada, mas, em jogo a contar para a 14ª jornada da II Liga, frente ao Paços de Ferreira, sofreu uma derrota, pela margem mínima (0-1).
Com maior posse de bola durante toda a partida, a equipa de Silas teve dificuldades em ultrapassar a defesa pacense.
Em sentido contrário, numa das primeiras ocasiões de ataque, o Paços de Ferreira chegou à vantagem. Costinha rodou sobre a bola e cruzou para Uilton que inaugurou o marcador, aos 8 minutos. A bola ainda desviou em Crystopher e traiu o leiriense Pawel Kieszek.
O técnico Silas fez apenas uma alteração no onze inicial leiriense, face ao último encontro, com o capitão Diogo Amado a ficar fora da lista de convocados e a escolher Crystopher para o seu lugar.
Jair, por duas vezes, cabeceou por cima da baliza, mas a maior oportunidade de golo leiriense chegou aos 34 minutos. Baró recebeu nos pés uma bola perdida, depois de um lance confuso na grande área. Contudo, o defesa atrapalhou-se e mesmo sem Marafona na baliza, a bola acabou por sair.
No regresso dos balneários, Silas apostou em Jordan Van der Gaag e a União voltou a entrar mais dominante.
Foi dele que saiu nova oportunidade, ao cruzar na linha de fundo para Jair, mas a bola, que tinha como destino o fundo das redes, acabou por bater num companheiro de equipa e foi para fora.
Com o objetivo de segurar os três pontos da vitória, as suas equipas procuraram o golo no segundo tempo, mas os dois “veteranos” na baliza, Pawel e Marafona, cumpriram bem o seu papel e bloquearam as redes.
Nos minutos complementares, ainda se gritou golo nas bancadas do Dr. Magalhães Pessoa – com 1.707 pessoas a assistir, numa manhã muito fria -, mas foi assinalada posição irregular a Singh, autor do cabeceamento.
Com a vitória por 0-1, o Paços de Ferreira sobe provisoriamente ao 12º lugar, com 15 pontos, enquanto a União de Leiria permanece na 10ª posição, com 18 pontos.
Na próxima jornada, a 22 de dezembro, a União de Leiria desloca-se a Oliveira de Azeméis, para defrontar a UD Oliveirense (14 horas).