Domingo, dia 8 de dezembro, há duas visitas especiais em Alcobaça. O Museu das Máquinas Falantes abre portas aos visitantes com duas sessões especiais: às 10 horas, “A era mecânica: Fonógrafos e gramofones”, e às 15 horas, “O advento elétrico: Gravação e difusão rádio”.
As visitas guiadas sonoras vão ser orientadas pelo curador do Museu das Máquinas Falantes, Alberto Guerreiro, pelo investigador da Universidade de Aveiro, Isaac Raimundo, e por Rui Custódio, fundador da Rádio Cister.
Segundo a organização, esta será a oportunidade para percorrer a história de equipamentos e personalidades que marcaram o tempo evolutivo das incríveis máquinas falantes, em visitas com demonstração ao vivo do funcionamento de algumas das incríveis máquinas pertencentes ao espólio do museu.
Inaugurado no dia 25 de abril, o Museu das Máquinas Falantes é o mais recente projeto museológico português dedicado ao património do som, concretizado por iniciativa do município de Alcobaça a partir da coleção reunida por José Madeira Neves (antigo funcionário da Emissora Nacional/RDP).
A entrada com marcação prévia até sábado, dia 7 de dezembro, para o e-mail. alberto.guerreiro@cm-alcobaca.pt.