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Alvaiázere

A13 e A13-1 sem cobrança de portagens a partir de hoje

Autarca de Alvaiázere considera que A13 é “uma via de comunicação extremamente importante para o concelho” e entende que redução do custo de utilização pode beneficiar dinâmica empresarial do concelho.

As portagens conhecidas como SCUT são hoje abolidas nas vias rápidas estruturantes do Interior e Algarve, após mais de 13 anos de luta das populações pela reposição do modelo inicial de financiamento destas estradas sem custos para o utilizador.

Entre as portagens que são abolidas está a A13 e A13-1 – Pinhal Interior, que atravessa a zona norte do distrito de Leiria, em particular o concelho de Alvaiázere.

O autarca João Paulo Guerreiro já se veio manifestar com esta isenção. “A Câmara Municipal de Alvaiázere sempre viu a A13 como uma via de comunicação extremamente importante para o concelho de Alvaiázere e para os alvaiazerenses. Como tal, sempre defendeu a redução do custo de utilização de forma beneficiar os alvaiazerenses bem como a dinâmica empresarial do concelho. Desta forma, congratulamo-nos com esta isenção e reiteramos sempre a defesa dos interesses do concelho”, partilhou na página de Facebook do município ao início da manhã.

Além da A13, também ficam isentas a A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho, esta última apenas nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta que “elimina as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança” foi apresentada pelo PS e aprovada com os votos favoráveis do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, com a abstenção da IL e os votos contra do PSD e CDS-PP. A lei foi promulgada pelo Presidente da República em julho de 2024.

De acordo com os socialistas, a medida tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros.

A aprovação do diploma foi controversa, com os partidos que suportam o Governo a acusarem os socialistas de “hipocrisia” e de “incoerência”, uma vez que, em fevereiro de 2023, o parlamento, na altura de maioria socialista, chumbou, com votos contra do PS, diplomas do PSD, Chega e PCP para reduzir ou eliminar o pagamento de portagens nas antigas SCUT.

Na ocasião, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, lembrou que o valor das portagens nas autoestradas tem vindo a diminuir na vigência dos Governos socialistas, acusando os sociais-democratas de “oportunismo político”.

A Plataforma P’la Reposição das Scut na A23 e A25, que tem desenvolvido ações persistentes pela eliminação das portagens nestas vias, considerou que o fim das portagens “faz justiça à população e às empresas do interior do país”.

Opinião contrária têm entidades como a Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP), a Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) e Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF), que criticaram o fim das portagens nestas vias.

A APCAP e a APC salientaram que o fim destas portagens irá transferir os custos de construção e manutenção das infraestruturas dos utilizadores para os contribuintes em geral, enquanto a APEF considerou que a decisão penaliza a ferrovia, pelo que exigiu medidas equitativas.

As vias com portagens Sem Custo para o Utilizador (SCUT) foram introduzidas em Portugal em 1997, quando era primeiro-ministro António Guterres. Na altura, os custos eram totalmente suportados pelo Estado.

Sob muita controvérsia, o modelo de financiamento destas vias mudou a partir de 2010, altura em que os custos das ex-SCUT passaram a ser pagos pelos utilizadores.

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