A revista Forbes Portugal publicou, no final de dezembro, a sua primeira edição da lista das 40 mulheres mais influentes do desporto em Portugal. Das atletas às agentes, passando por muitos outros departamentos, há dois nomes com ligações à região de Leiria.
A lançadora Auriol Dongmo é uma das “premiadas”. A internacional, que vive e treina em Leiria, é das atletas nacionais em atletismo com maior palmarés nos últimos anos. Foi campeã mundial de lançamento do peso de pista coberta em 2022 e medalha de prata nos Campeonatos da Europa do mesmo ano.
Ausente da competição há quase um ano, devido a uma fratura na perna em dezembro de 2023, falhou toda a época de 2024, nomeadamente os Jogos Olímpicos de 2024, para os quais já tinha mínimos.
Ainda assim, a sua influência não esmoreceu, bem pelo contrário. Auriol Dongmo continua a treinar intensamente no ginásio e ao ar livre, “para voltar em grande” e anunciou o regresso à competição para o início de 2025.
Em outubro passado, a lançadora, nascida nos Camarões e naturalizada portuguesa em 2020, renovou contrato com o Sporting.
A Forbes Portugal dá ainda destaque ao feito da surfista Joana Andrade, de 44 anos, especialista em ondas gigantes e a primeira portuguesa a enfrentar as ondas do canhão da Nazaré.
As duas atletas aparecem ao lado de Alexandrina Cruz, Ana Borges, Cristina Gonçalves, Filipa Martins, Filipa Patão, Jéssica Silva, Kika Nazareth, Patrícia Mamona, Rosa Mota ou Ticha Penicheiro, entre outras.