A Câmara da Batalha vai investir cerca de meio milhão de euros na requalificação de espaços públicos exteriores da freguesia da Golpilheira, sobretudo na melhoria da acessibilidade e segurança.
Numa resposta a um pedido de informação da agência Lusa, a autarquia explicou que a futura empreitada visa requalificar os espaços públicos exteriores do casco urbano da Golpilheira, nomeadamente a melhoria da segurança e da acessibilidade a todos os cidadãos.
A criação de novas passadeiras e redução dos postes de sinalização vertical rodoviária nos passeios, a melhoria das condições do piso, incluindo calçadas e pavimentos, e definição das faixas rodoviárias e das áreas de circulação pedonal estão entre os trabalhos previstos.
A empreitada, com um preço base de 460 mil euros sem IVA, inclui a melhoria da qualidade ambiental, com a criação de espaços verdes para estadia e enquadramento do edificado, bem como a construção de uma ilha ecológica, para recolha de resíduos sólidos urbanos.
Segundo o município, presidido por Raul Castro, do movimento independente “Batalha é de Todos”, a área de intervenção engloba o troço da rua padre Dr. Joaquim Coelho Pereira compreendido entre o largo da Junta de Freguesia da Golpilheira (a norte) e o cruzamento da primeira com a rua da Escola Velha, a rua Principal e os largos Senhor dos Aflitos, Afonso Maria Coelho Pereira e 13 de Dezembro de 1984.
A intervenção contempla também o largo e as escadarias da Igreja Nossa Senhora de Fátima, a praceta Senhor dos Aflitos e as Escadinhas dos Mestres.
A Câmara referiu não ser ainda possível indicar a data de início da empreitada, dado que o procedimento concursal, publicado em Diário da República em 30 de dezembro de 2024, “só termina no próximo dia 16 de janeiro, momento em que serão analisadas as potenciais propostas”.
O prazo de execução da empreitada é de 120 dias e, quanto a um eventual financiamento, o município adiantou estar prevista a formalização de uma candidatura.