Chama-se Carminho e é a primeira bebé a nascer no Hospital de Santo André, em Leiria, no ano de 2025.
O parto aconteceu pelas 3h46, na bloco de partos do hospital de Leiria, indica fonte da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, e a menina é a terceira filha do casal.
A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do hospital de Leiria é um dos serviços, a nível nacional, que está a funcionar apenas para situações de urgências internas e casos referenciados pelo CODU/INEM e pela Linha SNS 24. Esta situação deverá manter-se até dia 7, segundo a informação disponibilizada pelo portal do SNS.
Além disso, tanto a ULS RL como a ULS do Oeste aderiram ao projeto-piloto de pré-triagem telefónica para as utentes que necessitem de cuidados na área da Ginecologia e Obstetrícia.
Com esta medida, o acesso aos Serviços de Urgência dos hospitais de Leiria e de Caldas da Rainha passou a estar condicionado a um contacto prévio com a Linha SNS 24 (808 24 24 24), desde o dia 16 de dezembro, salvo situações que possam representar risco de vida.
O modelo funciona à semelhança do projeto “Ligue antes, salve vidas”, que determina que a referenciação para o hospital decorra de uma pré-triagem através da linha SNS 24/Grávida, do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) (112), dos cuidados de saúde primários, de outra instituição de saúde pública, privada ou social, com informação clínica assinada por médico ou enfermeiro especialista em saúde materna e infantil ou da urgência geral da mesma instituição de saúde.