Mais um dia, mais uma etapa e mais conforto na classificação geral.
O leiriense João Ferreira já terminou a etapa 9 do rali Dakar, que está a decorrer na Arábia Saudita, e conseguiu um resultado positivo ao concluir os 589 km entre Riyahd e Haradh no 9º lugar.
“Continuamos firmes na nossa caminhada. Voltámos a ganhar tempo aos concorrentes que estão à nossa frente na geral e isso é positivo. Aproximam-se dias desafiantes no Empty Quarter, especialmente para nós que temos menos experiência com o Mini em dunas. Mas estamos muito focados nos nossos objetivos que passam acima de tudo por segurar o lugar no top10, tentando aproveitar todas as oportunidades que este Dakar nos der” afirmou o piloto.
Com este resultado, João Ferreira e Filipe Palmeiro mantêm o lugar na classificação geral na categoria Ultimate, na nona posição, o que representa o cumprir dos objetivos que tinham à partida para a primeira ronda do Campeonato do Mundo de Rally Raid, na estreia como Ultimate, ou seja, ficar entre os 10 primeiros.
Já Ricardo Porém e Nuno Sousa, depois de ontem terem iniciado a prova em modo “Experience” e mesmo assim terem enfrentado muitas dificuldades para chegar ao acampamento, viveram hoje uma etapa tranquila.
A dupla de Leiria foi 11.ª na classificação dos Challenger e pode agora atacar o Empty Quarter com outra tranquilidade. “Finalmente chegámos ao bivouac depois de uma etapa sem problemas. Os últimos dias foram de grande sofrimento físico e emocional. Foi duro descansar pouco, mas não atingir os nossos objetivos é muito doloroso. Felizmente, tanto eu como o Nuno, sabemos que esta é uma prova que nos pode levar do céu ao inferno em horas e, por isso, vínhamos preparados para estes desafios. Hoje estamos felizes e só queremos aproveitar o momento antes de desafiarmos o Empty Quarter nas três derradeiras especiais deste Dakar”, afirmou Ricardo Porém.
Amanhã, quarta-feira, a prova sai de Haradh para Shubaytah, o destino final da edição de 2025 do rali Dakar, numa etapa com 640 km, dos quais apenas 120 km são de especial.