O “dia 1” do Dakar está concluído. A prova do rali mais duro do mundo começou hoje, sexta-feira, em Bisha, na Arábia Saudita, com o prólogo, numa especial de 29 km, com 50 km de ligação.
A dupla campeã do mundo de Bajas, João Ferreira/Filipe Palmeiro, estreou-se nos carros – categoria Ultimate e terminou na 5ªposição, a 26 segundos do primeiro classificado, numa jornada liderada por H. Lategan.
“Foi um prólogo muito rápido e com uma navegação complicada. É o Dakar. O Filipe esteve muito bem e conseguimos ser rápidos. O grande objetivo era fugir aos problemas e não cometer erros e esse objetivo foi cumprido. Amanhã enfrentamos uma etapa muito longa e a nossa posição de partida deixa-nos confortáveis para este arranque. Estes primeiros dias vão ser desafiadores e por isso vai ser muito importante estar tranquilos”, disse João Ferreira, no final.
Na categoria Challenger, Ricardo Porém faz a sua sexta participação na prova, e nesta edição está acompanhado de Nuno Sousa, também leiriense e amigo de infância do piloto, que também faz a sua estreia enquanto concorrente na prova. A dupla leiriense conseguiu terminar no 9º lugar, a 30 segundos de Corbin Leaverton.
“Estamos satisfeitos com este primeiro dia que está totalmente alinhado com os nossos objetivos. Sabíamos que ia ser um prólogo rápido e acabámos por preferir não cometer erros. Conseguimos, ainda assim, um excelente nono lugar que nos dá uma boa posição de partida para a primeira etapa. E que etapa! Mais de 400 km logo a abrir que vão fazer muitas diferenças. Vamos à luta já amanhã!”, afirmou Ricardo Porém, no final da etapa.
Amanhã, sábado, a caravana do Dakar continua em Bisha e terá a primeira etapa com 413 km de especial, mais 91 km de ligação.
(Atualização às 16h20 de 3 de janeiro de 2025: com as declarações dos pilotos e correção da classificação final de João Ferreira, que foi no 5º lugar e não no 13º como inicialmente divulgado, uma vez que fazia referência a outras categorias participantes)