Terá sido uma primeira parte aparentemente tranquila para os pilotos da região de Leiria que estão a participar no Dakar, ao conseguir progredir mais de metade do percurso.
A segunda etapa do rali, que está a decorrer na Arábia Saudita, começou esta manhã e terá dois dias, num total de 1.057 km, dos quais 967 km serão de especial. Os pilotos não terão assistência técnica e são obrigados a parar no primeiro acampamento que encontrarem após as 17 horas locais (14 horas em Portugal).
As primeiras informações divulgadas pela organização davam conta que a maioria dos pilotos, às 17 horas em Portugal (20 horas na Arábia Saudita), já estavam nos acampamentos.
João Ferreira, navegado por Filipe Palmeiro, conseguiu realizar 626 km, chegou ao quinto acampamento, em 7h30m2s e está provisoriamente no 18.º lugar da etapa e 13.º da geral virtual. O piloto leiriense, de 25 anos, ocupa o sexto lugar na geral, na categoria Ultimate, naquela que é a sua terceira participação na prova.
Na categoria Challenger, a dupla leiriense Ricardo Porém/Nuno Sousa conseguiu percorrer 546 km até parar para descansar. A equipa saiu para a etapa maratona na 6ª posição da geral.
Ocupa, provisoriamente o 14.º lugar da etapa e 10.º da geral virtual tendo hoje pernoitado no terceiro de sete acampamentos preparados pela organização.
Aos jornalistas no local, Ricardo Porém afirmou: “Tivemos alguns problemas na etapa de hoje. O carro está sem marcha-atrás e tivemos algumas dificuldades ao passar as dunas por aquecimento do carro. Problemas que nos atrasaram um pouco mas que fazem parte do Dakar e que vamos compensar rapidamente”.
Esta etapa tem a particularidade de abranger 48 horas e manter os pilotos longe do contacto com o exterior, motivo pelo qual não há muitas informações sobre como decorreu o percurso até à zona de descanso.
No acampamento, os pilotos têm acesso a mantimentos mínimos e materiais de acampamento e as viaturas ficam guardadas até amanhã, sem assistência.
Só amanhã, segunda-feira, no regresso a Bisha, local de onde saiu a etapa, é que serão conhecidos oficialmente os intervalos de tempo entre os participantes e como está a classificação geral.
(Atualização às 19h45 de 5 janeiro de 2025, com correção da classificação dos dois pilotos leirienses)