O projeto BiblioLED, que vai permitir às bibliotecas municipais o empréstimo de livros em formato digital para leitura e audição, vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro.
Esta nova biblioteca pública digital vai permitir o acesso títulos de ficção e não ficção, em língua portuguesa mas também noutras línguas, num serviço disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
O acesso ao BiblioLED poderá ser feito via telemóvel, tablet (através de uma aplicação móvel), computador ou dispositivos de leitura digital compatíveis. Para usufruir do serviço, é necessário estar inscrito numa das bibliotecas municipais aderentes.
Cada título pode ser requisitado durante 21 dias.
Administrado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e gerido pelas Redes Intermunicipais e Redes Metropolitanas de Bibliotecas, o BiblioLED pretende fomentar a leitura, promover a literacia digital e facilitar o acesso a recursos bibliográficos.
Este serviço gratuito complementará o atendimento presencial oferecido pelas 445 bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
O catálogo inicial inclui uma coleção nacional com 1.500 títulos, atualizada trimestralmente, e 25 coleções regionais específicas para utilizadores das redes intermunicipais e metropolitanas.
Mais informações sobre o BiblioLED e o funcionamento podem ser consultadas aqui.