Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Porto de Mós

Investigadores descobrem vestígios de nova planta no Juncal

Descobertas remetem para realidades da flora local de há muitos milhões de anos, durante o Cretácico inferior

Imagens obtidas em microscopia eletrónica de varrimento das descobertas Fotos: UC/Mário Miguel Mendes

Uma equipa de investigadores descobriu, na zona do Juncal, mais duas novas espécies de coníferas atribuídas à extinta família Cheirolepidiaceae.

Estas descobertas remetem para realidades da flora local de há muitos milhões de anos, durante o Cretácico inferior.

De acordo com Mário Miguel Mendes, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a primeira das novas espécies corresponde a um cone masculino, denominada Classostrobus doylei, no qual se observam pólenes de tipo Classopollis triangulus.

“Estes pólenes nunca haviam sido reconhecidos dispersos nas nossas palinofloras e estamos convictos de que, após a sua libertação assumiam uma forma esférica, não sendo possível detetar as pontes de exina”, revela.

A segunda espécie, denominada Frenelopsis callapezii, foi descrita com base nos caracteres morfológicos dos eixos caulinares da planta e nas suas características cuticulares. A equipa, que integra igualmente investigadores da República Checa, Rússia e Países Baixos, dá conta das suas descobertas em recentes artigos científicos.

Com base com os fósseis encontrados no local, os cientistas conseguem perceber que a flora do Cretácico inferior na região do Juncal era sobretudo dominada por coníferas e por fetos, ainda que também tenham sido encontradas plantas com flor.

Admite-se que há cerca de 100 milhões de anos, o Juncal era uma zona com condições de humidade relacionadas com um ambiente fluvial pouco profundo, mas também com a “ocorrência de habitats interiores mais seco, ainda que moderadamente húmidos, dominados por coníferas”, avança Mário Miguel Mendes, citado pela publicação Green Savers.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.